Dicas e truques

Saiba o que é escassez e como funciona a escassez do Bitcoin

Back
Paxful Team
Paxful Team
bitcoin mass adoption

O Bitcoin foi criado para ter um limite de moedas a serem emitidas, ou seja, para ser escasso e assim ter uma maior valorização. Mas é importante saber como essa escassez funciona e como pode afetar a moeda. 

Entenda como funciona a escassez do Bitcoin

O Bitcoin é uma moeda descentralizada criada em 2008, por alguém ou um grupo de pessoas que usava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. A ideia do uso da moeda é trazer mais liberdade financeira para as pessoas e a oportunidade de todos entrarem para o mercado e poder negociar com criptomoedas.

A moeda não possui controle de instituições ou órgãos governamentais, mas tem o apoio da comunidade para gerar os novos bitcoins que precisam. Portanto, a escassez da criptomoeda está relacionada com a quantidade de bitcoin (BTC) que podem ser emitidos. 

De acordo com o white paper, o documento oficial lançado por Satoshi, o BTC possui um limite de 21 milhões de moedas para serem emitidas. Essa quantia foi definida já no código base. 

O limite de emissão torna o bitcoin escasso, isso significa que uma alta demanda acaba aumentando o seu preço. Podemos comparar a escassez como o ouro. Um metal precioso, escasso e que tem que ser minerado para encontrar novas unidades. 

Assim como o ouro tem que ser minerado para achar essas novas unidades, o bitcoin também precisa ser minerado, até chegar ao seu limite de 21 milhões de moedas emitidas. 

Como funciona a mineração do bitcoin? 

O processo de mineração do Bitcoin exige um grande poder computacional dos mineradores, que são as pessoas que investem em máquinas para fazer parte da emissão e confirmação da moeda. Funcionando, portanto, por meio das máquinas ASIC, criadas especialmente para minerar Bitcoin.

Todo o processo é chamado de proof-of-work (PoW, prova de trabalho), um mecanismo de consenso em que os mineradores precisam resolver um cálculo de probabilidade mais rápido para receber recompensas em bitcoins, e assim fechar um bloco. 

Esses blocos são enfileirados e cada um fica atrelado ao bloco anterior, chamado de “blockchain”. 

É necessário um grande poder computacional para que o computador seja capaz de competir com outro e receber as recompensas e fechar os blocos de informações.

A cada quatro anos, as recompensas obtidas pela mineração e a quantidade de moedas emitidas são reduzidas pela metade. O processo é conhecido no mercado como “halving”, onde o Bitcoin reduz sua emissão, tornando a moeda mais escassa. 

Como o BTC possui um limite de 21 milhões de moedas e sua emissão é reduzida a cada 4 anos, a estimativa é que o último bitcoin seja minerado em 2140.

O que acontece quantos todos os bitcoins forem minerados? 

Atualmente já foram minerados cerca de 90% dos bitcoins, em média 19 mil, segundo o Buy Bitcoin Worldwide, e são emitidos 900 bitcoin todos os dias.  Como o Bitcoin tem uma quantidade limite de emissão, fica a dúvida do que acontecerá quando todas as moedas forem mineradas.

Sendo assim, a moeda se tornará mais escassa e isso pode aumentar o seu valor de mercado, mas as pessoas vão poder negociar bitcoin com o P2P (peer-to-peer), uma forma de comprar BTC de pessoa para pessoa.

Com o P2P, o usuário fortalecerá a comunidade e poderá negociar com qualquer pessoa ao redor do mundo, além de enviar e receber em sua carteira com taxas menores e com mais segurança. 

Entretanto, vai levar muito tempo até minerar a última criptomoeda do mercado. Além disso, o bitcoin vem sendo utilizado como reserva de valor e forma de pagamento. Em países como El Salvador, a moeda foi adotada como moeda oficial.

Mas, de fato, só vamos ver o que vai acontecer quando todos os bitcoins forem minerados. Por enquanto podemos aproveitar as vantagens da criptomoeda que é descentralizada, ou seja, não necessita de nenhum intermediário, seja instituição ou órgão governamental.

Se você está em outro país e quer enviar dinheiro para a família, pode usar o Bitcoin e o P2P para facilitar o envio com taxas mais baixas e segurança, sem precisar de uma conta bancária. 

A criptomoeda é a primeira e principal do mercado, com uma rede segura onde o usuário tem total liberdade para realizar suas transações e controlar suas operações de forma consciente e assertiva. 
Continue acessando os conteúdos do Blog da Paxful em português para receber informações e notícias sobre o Bitcoin!

Share this post

Paxful Team

Paxful Team

Paxful is a marketplace where people can buy and sell cryptocurrencies directly with each other. You can get digital money instantly and pay with debit, credit, cash, and any currency.

You might also be interested in

How to Make Money Online in Kenya (2025): 27 Proven & Realistic Ideas

Tips & Tricks

How to Make Money Online in Kenya (2025): 27 Proven & Realistic Ideas

If you’re looking to earn money in Kenya without leaving your house, read the awesome methods we’ve listed & begin earning today!

Paxful Team
Paxful Team
13 mins read
Why is Bitcoin Going Up? What Triggered the Price Increase?

What's New?

Why is Bitcoin Going Up? What Triggered the Price Increase?

Bitcoin’s been trading in a fairly tight, upward-leaning range. Mostly hovering between $108K and $109K. It’s not exactly fireworks, but steady climbs like this often lay the groundwork for bigger moves down the line.

Paxful Team
Paxful Team
7 mins read

Start trading on Paxful today

Trade Bitcoin, Ethereum, Tether and more with over 14 million global users

Sign up now