Se tem uma palavra capaz de resumir 2020, ela é estresse. Devido à severa desaceleração econômica causada pela Covid-19, muitas pessoas do mundo todo estão passando por sérias dificuldades financeiras. É por isso que precisamos estar atentos não só ao nosso bem-estar físico, mas também à nossa saúde financeira e mental. 

Se você estiver tentando cuidar disso, listamos algumas formas de aliviar o estresse financeiro durante a pandemia. Antes de começarmos, vamos definir esse conceito.

O que é estresse financeiro?

Estresse financeiro é o  o medo, a ansiedade ou a preocupação que alguém sente com relação a suas finanças ou outras questões relacionadas com dinheiro. Isso é desencadeado geralmente por situações como a incapacidade de pagar as dívidas, ter pouco dinheiro guardado, enfrentar eventos inesperados como a perda de um emprego ou os efeitos da pandemia de Covid-19, entre muitas outras.

Sinais comuns de estresse financeiro

Como saber se você está sentindo estresse financeiro? Veja a seguir alguns sinais para estar atento.

  • Problemas de relacionamento. Talvez a pessoa esteja tendo problemas na família ou em casal com relação a coisas simples que não necessariamente envolvem dinheiro.
  • Contas vencidas. Este é um dos primeiros sinais de que a pessoa está com problemas financeiros. Talvez ela esteja com dificuldade para ganhar dinheiro suficiente para pagar as contas, que começam a se acumular.
  • Hábitos alimentares para compensar o estresse. A pessoa tende a comer em excesso ou muito pouco para aliviar o estresse, como se houvesse uma conexão direta.
  • Gastar dinheiro além da conta. Enquanto uns comem demais para se sentirem melhor, outros adquirem coisas ou se excedem na “terapia de compras” para aliviar o estresse financeiro. Parece irônico, não?
  • Insônia. A pessoa tem dificuldade para dormir, fica acordada ou vai se deitar muito tarde ao ponto em que contar carneirinhos já não adianta (se é que isso funciona para alguém).
  •  Outras manifestações físicas. Isso envolve se sentir exausto ou cansado, ter taquicardia e se sentir agitado ou nervoso, para mencionar algumas das manifestações.

Outro indicador bastante comum do estresse financeiro é ter ansiedade e depressão. Isso pode fazer o pensamento ir longe demais ou até mesmo ao isolamento, coisas que devem ser levadas a sério, especialmente neste período.

Formas de combater o estresse financeiro

Se achar que você apresenta alguns desses sinais, seguem algumas formas práticas e acessíveis a considerar para superar as dificuldades financeiras durante a pandemia. 

1. Mude o seu foco

Ao perceber que você tem um problema, pode ser muito difícil ver o lado positivo das coisas, especialmente quando você sabe que tudo que está acontecendo vai além do seu controle.

Mas saiba de uma coisa: você pode controlar a sua mente. Na verdade, você já domina essa habilidade. Você pode controlar os pensamentos que vão e vêm. Assim, sempre que perceber a presença de pensamentos negativos, mude imediatamente a sua atenção para coisas que realmente importam, como sua saúde física ou mental.

Por que não tentar comer de modo mais saudável, praticar exercícios físicos, ler um livro, assistir a uma maratona de séries de TV, filmes no Netflix ou fazer qualquer outra atividade divertida que lhe dê um pouco de ar fresco? Não nos entenda mal. Não estamos sugerindo que você fuja dos problemas, mas que perceba que a vida é muito mais que os seus problemas financeiros.

Às vezes, a melhor forma de resolver um problema é simplesmente parar de pensar nele. Dê o tempo necessário para quebrar um pouco o ciclo negativo.

2. Cuide dos seus sentimentos

Nem sempre é fácil falar de problemas financeiros. Alguns acham constrangedor, vergonhoso ou incômodo. Mas isso pode ajudar a saber como você está emocionalmente antes de tentar enfrentar os seus problemas financeiros. Para desabafar, você pode conversar com a sua família, um amigo ou pessoas queridas sobre os seus problemas com dinheiro.

Não precisa ser pessoalmente, menos agora durante a pandemia. Você pode se manter em contato mesmo com distanciamento social por plataformas de mídias sociais e outras modalidades de comunicação virtual. Abrir-se com alguém em que você confia é uma das formas mais eficazes de tirar o peso das costas e aliviar o estresse. 

Pense nisso: no turbulento clima financeiro que estamos vivendo, há uma grande chance de a pessoa com quem você está conversando estar passando por algo bem parecido. Isso é bom para lembrar que você não o único que sente estresse financeiro neste momento.

Você também pode anotar suas reflexões e pensamentos em um diário, no seu notebook ou celular… O que você preferir. Isso pode ajudar a processar os seus pensamentos, limpar a mente e redirecionar o seu foco para coisas mais importantes.

3. Enfrente os seus problemas financeiros

Depois de tomar todo o fôlego de que precisa, chega a hora de realmente analisar o que está causando as suas dificuldades financeiras. A causa pode ser uma daquelas que mencionamos. Depois de identificar o verdadeiro problema, o próximo passo fundamental é recapitular como você entrou nessa situação.

Que decisões você tomou ontem levaram você à situação de hoje? Talvez seja difícil revisitar o passado, mas isso pode poupar você do estresse financeiro no futuro. Analise honestamente os seus hábitos de gasto e tente descobrir para onde você direcionou o seu dinheiro.

Uma dica: tente listar as despesas maiores antes. Isso pode dar uma ideia mais ampla do verdadeiro destino do seu dinheiro. Digamos que você montou um computador para games. O quanto você gastou nele?

4. Crie um planejamento financeiro realista

Em vez de ficar obcecado com a sua crise financeira, tente ver a situação como uma oportunidade de melhorar suas habilidades para solucionar problemas. Como você pode realmente aprender com essa situação e evitar cair nesse mesmo problema novamente? 

Você pode tentar criar metas claras e viáveis, ou começar a fazer uma lista das suas prioridades e pensar como pode ajustar os seus hábitos de gasto. Isso pode aliviar o seu estresse financeiro e colocar você novamente nos trilhos. Se estiver com dificuldade para definir uma meta, por que não obter ajuda?.

Você pode sempre falar com um consultor financeiro ou especialista em investimentos, especialmente se for tomar uma decisão financeira importante. O importante é que você pense de forma lógica sobre cada mudança que está por fazer, em vez de agir somente por impulso ou emoção. 

Se estiver preocupado com a sua saúde mental, você também pode conversar com seu médico ou terapeuta. Você não precisa saber de tudo. Portanto, não tenha medo de buscar ajuda profissional se precisar.

5. Esteja aberto a mudanças e se concentre na meta

Aceitar mudanças não é nada fácil, principalmente porque você não sabe bem o que vai acontecer depois. Lembrar-se por que você está mudando a sua abordagem com relação às suas finanças pode ajudar você a se concentrar na sua meta de superar o estresse financeiro

Você pode sempre pedir que alguém da sua confiança seja a pessoa para quem vai prestar contas. Peça a ela para verificar com frequência a sua situação, especialmente com relação ao seu progresso na gestão financeira. Sempre que você sentir que está recuando nas suas metas, lembre-se de voltar ao plano, custe o que custar.

A vida nem sempre é um mar de rosas, mas isso não quer dizer que você não pode fazer cada dia valer a pena. Lembre-se: estressar-se por coisas que você não pode controlar — como esta pandemia — só vai roubar sua alegria e tranquilidade.

O estresse financeiro só pode sugar as suas energias se você permitir. Faça uma mudança significativa na sua vida e lembre-se que as dificuldades que você está enfrentando agora não vão durar para sempre. Olhe para frente e volte aos trilhos.

*O conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. Você não deve considerar nenhuma dessas informações como aconselhamento jurídico, tributário, de investimento, financeiro, médico ou de qualquer outra natureza.