Como Built With Bitcoin está mudando o mundo, um bitcoin de cada vez.

A tradição existe por um motivo. Ela revela como as coisas são feitas e como as pessoas gostam de se acomodar em sua zona de conforto. Mas regras são feitas para serem quebradas, e é isso que impulsiona a inovação.

Quando surgiu, o bitcoin parecia uma enorme transgressão, um rebelde em um mundo financeiro tradicional. Descentralizado e anônimo, ele conquistou a reputação de ser um insurgente e usurpador de tudo que os bancos representam.

Apenas uma década depois de sua criação, o bitcoin adquiriu um novo significado. O que era considerado inicialmente um fenômeno de internet de reputação duvidosa está prestes a se tornar algo conhecido por todos e — mais que isso — reconhecido como uma forma viável de moeda que pode ser usada para muito mais que apenas investir. A cada dia que passa, cresce o número de pessoas estão adotando a criptomoeda para realizar pagamentos e comprar produtos, o que faz dela uma fonte de sustento para muitos.

O bitcoin foi criado para suprir uma necessidade, um propósito que não foi abandonado por líderes desse setor. De todas as identidades que ele assumiu, a mais improvável surgiu com uma amizade bastante improvável. De uma paixão em comum pela educação e por produzir mudanças sustentáveis, a moeda digital que um dia gerou tanta desconfiança acabou possibilitando algo inesperado: uma escola.

A missão da Paxful com a educação

Cinco anos atrás, a Paxful foi idealizada na Baixa Manhattan quando seus fundadores Ray e Artur perceberam que tinham a mesma visão com relação a esperar a ajuda dos outros. Durante diversos encontros casuais para lá de oportunos, a Paxful — o mercado fortalecido por pessoas — se viu em uma parceria com a Zam Zam para iniciar a construção de uma escola em Ruanda. Apenas dois anos depois do lançamento da Paxful, nasceu a iniciativa Built With Bitcoin.

Ray e Artur queriam mostrar ao mundo que o bitcoin era mais que apenas uma moeda; era um meio de fortalecer comunidades proporcionando educação, água potável segura e assistência essencial. De vez em quando, perguntam por que eles gastam tanto tempo e recurso nesse projeto. A resposta deles é muito simples.

“Queremos que haja oportunidades, capturar a energia de que é possível fazer algo capaz de mudar o mundo inteiro. É uma chance de construir algo que cuide das pessoas. A esperança é o que vai ajudar a humanidade. É isso que estamos construindo”, explicou Ray Youssef, CEO e cofundador da Paxful.

O grande objetivo? Construir 100 escolas e instalações de água, e oferecer apoio financeiro aos lugares que mais precisam.

“O bitcoin e as criptomoedas vieram para tornar o mundo um lugar melhor. É preciso ter carinho e depositar amor no que se faz. É por isso que criamos a iniciativa Built With Bitcoin. Nós dedicamos muito trabalho a esse projeto, pois acreditamos que ele nos levará a um mundo mais pacífico. E é disso que se trata a Paxful”, declarou Artur Schaback, diretor de produtos e cofundador da Paxful.

Combatendo a pobreza com a Zam Zam

Quando Yusuf Nessary, fundador da Zam Zam, recebeu uma doação vinda da Estônia, pensou que alguém tinha pregado uma peça nele inventando um país que não existia. Filho de dois refugiados do Afeganistão, ele cresceu entendendo muito bem o valor do amor e da oportunidade em um ambiente difícil. Usando um presente de aniversário dado por seu pai, Nessary iniciou a Zam Zam para levar água limpa, educação e agricultura sustentável a comunidades pobres de todo o mundo.

“Nós não construímos somente poços; construímos relacionamentos. Isso é algo em que acredito muito. A Zam Zam pode construir um milhão de poços mundo afora, mas isso não vai significar nada se não houver uma conexão com as pessoas às quais servimos”, destacou Yusuf Nessary, fundador da Zam Zam.

Uma parceria entre a Zam Zam e Built With Bitcoin foi um passo que parecia natural e necessário. Juntos, eles inauguraram sua primeira escola em Ruanda em um dia quente de verão em 2017. Três anos mais tarde, viram duas outras escolas serem construídas e incontáveis vidas mudaram para sempre.

“Um dos aspectos mais bonitos de Built With Bitcoin é ser bem recebido na vida dessas pessoas e comunidades. Poder criar mudanças positivas em suas vidas é extremamente gratificante. Há pais e mães que sabem que os livros e uniformes escolares de seus filhos são comprados pela Paxful com bitcoin. É uma história maravilhosa, e acho que vamos conhecer centenas de outras como essas”, revelou Nessary.

Empoderamento e oportunidade

Um dos aspectos mais incríveis das escolas é o poder que elas geram nas vizinhanças ao redor. Além de possibilitar educação para as gerações mais jovens, elas servem como espaço para assembleias comunitárias, encontros locais e até mesmo casamentos.

No terreno de nossa escola em Ruanda, há uma estação de tratamento de água construída pela Zam Zam. Alimentado por painéis solares instalados no telhado da escola, o sistema de filtragem fornece água limpa a centenas de moradores de todo o distrito de Bugesera. Monica, mãe de um casal de crianças que estudam na escola, é uma dessas moradoras e teve a incrível oportunidade de se tornar uma líder em sua comunidade. Muitas pessoas dependem da estação de tratamento, e elas precisavam de alguém confiável para cuidar de sua administração. Monica se ofereceu e atua como gerente de todo o sistema de filtragem de água. Ela supervisiona as operações diárias e comanda sua própria equipe.

Water Refilling Station

“Esta escola mudou a minha vida. Eu tenho um emprego aqui, recebo um salário mensal e posso arcar com as necessidades da minha família. Agora, estou gerenciando e liderando outras pessoas. Esse projeto veio como uma resposta”, contou Monica.

A história de Monica e de tantas outras pessoas nos lembra como o bitcoin pode ser usado como um veículo de mudanças verdadeiras. Ray e Artur tinham uma visão quando fundaram a Paxful, e ao vermos essa visão se concretizar, não poderíamos estar mais orgulhosos de tudo que conseguimos até agora.

Dias melhores ainda virão

Hoje, Built With Bitcoin está avançando rapidamente com três escolas em construção e outra a caminho na Nigéria. Compreender as complexidades do bitcoin pode não ser uma tarefa fácil para quem não conhece a tecnologia por trás dele, mas não há como negar o potencial da moeda digital popular. Ainda que nem sempre pareça assim, em sua essência, o bitcoin é um verdadeiro veículo de mudanças.

Por que Built With Bitcoin? A resposta é simples. Porque bitcoin é educação. É plano de saúde, uniforme escolar e livro didático. É criação de emprego, reuniões de pais e professores e jardins sustentáveis. É bolsas de estudo, acesso igualitário e comida na mesa. O bitcoin é para todos, e a Paxful está fazendo de tudo para que ninguém fique de fora.

Afinal, o bitcoin é transgressor? Tudo parece mostrar que sim. Ele está quebrando anos de tradição, permitindo uma mudança tão necessária no modo como suprimos algumas das necessidades mais básicas na vida de tanta gente. Líderes como Ray, Artur e Yusuf criaram um movimento, e com a ajuda dos usuários e de muitos outros aliados da Paxful, podemos mudar o mundo.