Definições
-
Antilavagem de dinheiro (AML)
AML se refere a um conjunto de leis, regulamentos e procedimentos destinados a evitar que pessoas dissimulem recursos obtidos ilegalmente como receita legítima. A Paxful leva o protocolo de AML muito a sério, e cumprimos todas as leis, regulamentos e procedimentos.
-
Bitcoin (BTC)
Um tipo de moeda digital em que são empregadas técnicas de criptografia para regular a geração de unidades de moeda e verificar a transferência de recursos, operando de modo independente de um banco central.
-
Bloqueio de moedas
Bloqueio de moedas, ou “coinlock”, é quando o comprador mantém as criptomoedas do vendedor no depósito de garantia da negociação sem a intenção de fazer o pagamento e concluir a transação. Isso é considerado um caso comum de fraude de criptomoedas.
-
Cadeia de blocos ou blockchain
O blockchain de Bitcoin é um registro público de todas as transações de Bitcoin. Você também pode ouvir o termo usado como um “livro contábil público”. O blockchain exibe o registro de cada transação individual de Bitcoin em ordem cronológica até a primeira realizada na história. O blockchain pode ser baixado integralmente e consultado abertamente por qualquer pessoa, ou você pode usar um explorador de blocos para consultar o blockchain on-line. -
Carteira
Uma carteira é uma coleção de chaves privadas de Bitcoin utilizadas para gastar Bitcoin. Assim como uma cédula de papel que é guardada em sua carteira física, uma carteira Bitcoin é uma carteira digital na qual você pode guardar, enviar e receber Bitcoin com segurança. Há diversos tipos de carteiras disponíveis, como carteiras quentes e carteiras frias.
Você passa a ter uma carteira Bitcoin na Paxful assim que cria sua conta em nossa plataforma. Suas chaves públicas e privadas são armazenadas de forma segura pela Paxful, e o acesso à carteira é protegido por senha e autenticação de dois fatores.
-
Carteira fria
Uma carteira fria é uma carteira Bitcoin com armazenamento “frio” (não conectado à internet). Ela é considerada um hardware sem conexão com a internet. Quando você não está conectado à internet, sua Carteira Paxful se torna uma carteira fria.
-
Carteira quente
Uma carteira quente é uma carteira Bitcoin que reside em um dispositivo conectado à internet. Uma carteira instalada em um computador ou smartphone é geralmente uma “carteira quente”. -
Chave privada
Uma chave privada é uma sequência de dados (letras e números) que mostra que você tem acesso ao Bitcoin contido em uma carteira específica. Pense em uma chave privada como uma senha. A chave privada não deve ser revelada a ninguém, pois permite gastar o Bitcoin da carteira correspondente por meio de uma assinatura criptográfica. Ela é semelhante à senha de acesso à sua conta bancária on-line.
-
Chave pública
Uma sequência de letras e números derivada de uma chave privada. Uma chave privada permite que uma pessoa receba Bitcoin.
-
Comprovante público
Uma mensagem que prova que o Bitcoin negociado foi recebido e que a negociação ou transação foi bem-sucedida.
-
Confirmação
Uma confirmação significa que a transação foi verificada pela rede por um processo chamado de mineração. Você recebe uma confirmação para enviar o Bitcoin. Depois de confirmada, uma transação não pode mais ser revertida nem gasta em duplicidade. -
Conheça seu cliente (KYC)
KYC é um termo utilizado para descrever como empresas como a Paxful identificam e verificam a identidade de seus usuários. As práticas de KYC fazem parte da AML. Para saber mais sobre o protocolo de KYC da Paxful, acesse esta página em nossa Central de Ajuda.
-
Criptomoeda
Criptomoeda, ou moeda digital, é um tipo de moeda que utiliza criptografia em lugar de um banco central para proporcionar segurança e verificar transações. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda desenvolvida. -
Disputa
Uma disputa é um questionamento ou questionamento entre pessoas ou grupos. Na Paxful, as disputas são úteis quando uma negociação não ocorre como o planejado. Quando surge algum mal-entendido, falha na comunicação, desentendimento ou qualquer outra controvérsia entre as partes. Quando uma disputa é iniciada, um moderador intervirá para ajudar a solucionar a negociação. -
Endereço de carteira Bitcoin
Um conjunto de letras e números com os quais pode ser trocado Bitcoin. Um endereço de Bitcoin pode ser divulgado publicamente e, assim como o envio de uma mensagem a um endereço de e-mail, você pode informar um endereço de Bitcoin para que outras pessoas lhe enviem a criptomoeda.
Este é um exemplo de um endereço de Bitcoin:
3F1tAaz5x1HUXrCNLbtMDqcw6o12Nn4xqX
Um endereço de carteira também pode ser representado como um código QR. -
Endereço público
Um endereço público de Bitcoin, geralmente iniciado com o número 1, é um hash criptográfico de uma chave pública. Pense nele como um endereço de e-mail que pode ser publicado em qualquer lugar para receber Bitcoin, assim como uma mensagem pode ser enviada a um endereço de e-mail.
-
Ethereum (ETH)
O Ethereum, ou ETH, é uma plataforma de software com código aberto baseada na tecnologia de blockchain que permite a desenvolvedores criarem e implementarem aplicativos descentralizados. Como o Bitcoin, o Ethereum é uma rede de blockchain pública e distribuída. A blockchain do Ethereum se concentra em executar o código de programação de um aplicativo descentralizado. Na blockchain do Ethereum, em vez de minerar Bitcoins, os mineradores trabalham para obter ether, um tipo de criptotoken que alimenta a rede.
-
Google Authenticator (GA)
O Google Authenticator é um aplicativo móvel que implementa serviços de verificação em duas etapas utilizando o algoritmo de senha única e com prazo de validade, e o algoritmo de senha única baseada em HMAC para autenticar usuários de aplicativos móveis pelo Google.
O Authenticator fornece uma senha de seis a oito dígitos, que os usuários devem digitar além de seu nome de usuário e senha para acessarem serviços do Google ou outros sites. O Authenticator também pode gerar códigos para aplicativos de terceiros, como gerenciadores de senhas ou serviços de armazenamento de arquivos. As versões anteriores do software tinham código aberto, mas versões posteriores passaram a ter propriedade exclusiva. -
Hash
1) Um identificador único de uma transação de Bitcoin.
2) Uma função matemática que os mineradores de Bitcoin empregam em blocos para proteger a rede. -
ID da negociação (hash da negociação)
Uma ID de negociação — ou hash de negociação — é um identificador único de uma negociação concluída na Paxful. A ID de negociação torna sua negociação facilmente rastreável em nossa plataforma.
Como encontrar a ID de sua negociação
1. No peinel Minhas ofertas e negociações, clique na guia Histórico de negociações.
2. Encontre a negociação específica em Minhas negociações anteriores.
3. Clique no botão
ao lado da negociação.
4. Você verá as IDs da negociação e da oferta.
-
ID da transação (TXID)
Uma ID de transação, ou TXID, é um número que identifica uma transação de Bitcoin. É uma sequência alfanumérica que identifica cada transação na blockchain da moeda. Ela é diferente de IDs de negociação, que são associadas apenas a negociações feitas no mercado da Paxful para receber criptomoedas. Em comparação, TXIDs são registradas na blockchain e funcionam na carteira para uma negociação de Bitcoin.
Por exemplo:
9a2468889936b87b8d64211e1d2a36afebff6c73eaa8fa4a849cfe099076e723 -
Instruções da negociação
Instruções de negociação são requisitos específicos e detalhados apresentados no início de uma negociação. Elas são os requisitos definidos para que compradores façam o pagamento a vendedores. Os usuários devem redigir as instruções da forma mais detalhada possível para evitar mal-entendidos durante o processo de negociação.
Essas instruções são diferentes dos termos da oferta, que precisam ser estabelecidos antes que ocorra uma negociação. Os termos da oferta podem integrar as instruções da negociação depois que ela é iniciada.
-
Livro contábil
Um livro de registro físico ou eletrônico que contém uma lista de transações e saldos que envolvem geralmente contas financeiras. A blockchain do Bitcoin é o primeiro livro contábil distribuído, descentralizado e público. -
Margem
Margem é um valor adicionado ao preço de custo para gerar o preço final de venda ou o lucro bruto.
Ela pode ser calculada em um valor fiduciário ou um percentual. Uma margem pode ser positiva ou negativa. Quando é negativa, significa que você espera que o comprador pague por um item menos que seu preço de custo.
-
Mineração
Mineração de Bitcoin é o processo de utilizar computadores em cálculos matemáticos para a rede de Bitcoin com o objetivo de confirmar transações. Os mineradores cobram taxas pelas transações que confirmam e recebem Bitcoin por cada bloco que verificam. -
Minerador
Um computador ou grupo de computadores que adicionam novas transações a blocos e verificam blocos criados por outros mineradores. Os mineradores cobram taxas de transação e recebem novos Bitcoins por seus serviços. -
Moeda fiduciária
Moeda fiduciária é aquela que um governo declarou possuir curso legal, mas não é lastreada por um bem físico (como ouro, por exemplo). O valor de uma moeda fiduciária deriva da relação entre oferta e demanda, e não no valor do material do qual o dinheiro é feito. Uma moeda fiduciária só tem valor porque seu governo o mantém ou porque duas partes concordam com esse valor. A moeda fiduciária foi introduzida como alternativa ao dinheiro lastreado por bens físicos. -
Moeda pegged
É uma moeda que mantém seu valor inalterado em relação a um ativo designado. No mundo das criptomoedas, o termo “pegged” costuma se referir a uma moeda digital cujo preço se conecta diretamente ao preço de uma moeda convencional estável, como o dólar americano (USD) ou o euro (EUR). Uma criptomoeda de valor atrelado a outro ativo também é chamada de stablecoin.
O Tether é uma das criptomoedas pegged mais conhecidas. Seguem três exemplos em que o valor do Tether é fixado a moedas convencionais:
- 1 USDT é fixado em 1 USD.
- 1 EURT é fixado em 1 EUR.
-
1 CNHT é fixado em 1 CNH.
-
Nigerian Naira Token (NGNT)
O NGNT é uma stablecoin atrelada ao naira. Você pode comprar e vender Bitcoin (BTC) e Tether (USDT) com NGNT no mercado da Paxful.
Para saber mais sobre como comprar e vender criptomoedas no mercado da Paxful, confira estes artigos:
-
Oferta
Na Paxful, as ofertas são propostas de negociação específicas que podem ser de dois tipos: ofertas de compra e ofertas de venda. Essas propostas possuem opções de oferta que incluem taxas de câmbio fixas (USD, EUR etc.), taxas de câmbio de criptomoedas e várias formas de pagamento diferentes.
Oferta de compra: uma proposta de negociação criada por usuários que estão tentando comprar criptomoedas em troca de uma forma de pagamento diferente (como gift cards ou moedas convencionais). As formas de pagamento são definidas pelo comprador nesse caso. Os usuários da Paxful podem encontrar ofertas de compra aqui.
Oferta de venda: uma proposta de negociação criada por usuários que estão tentando vender criptomoedas em troca de uma forma de pagamento definida na oferta. Os usuários da Paxful podem encontrar ofertas de venda aqui.
Quem pode criar uma oferta?
Uma oferta pode ser criada por qualquer usuário. É importante notar que algumas ofertas requerem o cumprimento de uma obrigação, um saldo mínimo em sua Carteira Paxful ou o atendimento de práticas chamadas “Conheça seu Cliente” (Know Your Customer, KYC).
Por que criar uma oferta?
Você pode negociar na Paxful pesquisando ofertas existentes, mas nesse caso, dependerá dos termos definidos por outras pessoas. Criar sua própria oferta lhe dá a opção de definir seus próprios termos e requisitos aplicáveis a parceiros de negociação, além de criar um fluxo de negociações.