Possíveis riscos ao negociar criptomoedas

Como acontece com qualquer outro tipo de investimento, negociar bitcoin na Paxful envolve riscos.

Você deve sempre proteger seus investimentos, e isso inclui conhecer bem os riscos que eles implicam. Ao conhecer todos os riscos, você se coloca em uma melhor posição para ganhar bastante dinheiro na Paxful.

Riscos ao comprar bitcoin na Paxful

Se você for novo na plataforma, alguns usuários desonestos podem usar isso para tirar vantagem. Seguem algumas formas como eles podem tentar se aproveitar de você:

Vendedores que pedem para cancelar a negociação depois de você já ter feito o pagamento

Uma tática muito usada por golpistas é pedir que você cancele a negociação depois de já ter feito o pagamento. Se estiver usando um vale-presente e enviar todos os dados do vale, você se arrisca passando todos esses detalhes em troca de nada. Eles poderão retirar o valor do vale-presente e, se você cancelar a negociação, o bitcoin será liberado do depósito em garantia de volta para o vendedor.

Se um vendedor pedir para você cancelar uma negociação depois de já ter feito o pagamento, recuse-se. Clique no botão Pago e abra uma disputa. Os moderadores vão investigar a negociação e conceder os bitcoins a quem tenha direito. Esteja pronto para fornecer comprovantes adicionais se os moderadores precisarem. Se você não clicar em Pago, a negociação expirará, e a moeda será devolvida ao vendedor. Outra dica para evitar que seu vale-presente seja roubado é ter a certeza de que o vendedor está on-line antes de enviar qualquer documento e fazer qualquer pagamento.

Note que fazer corretagem de vales-presente viola os Termos de Serviço da Paxful e é uma prática estritamente proibida. Você deve comprar vales-presente da loja emissora e ser seu titular original. Se você receber algum vale de presente, precisará poder entrar em contato com quem o comprou a qualquer momento para obter o recibo original e outras informações se houver necessidade.

Negociar fora do depósito em garantia

Muitos golpistas tentarão fazer você negociar fora do depósito em garantia da Paxful. Eles pedirão seus dados de contato e tentarão falar diretamente com você. Se negociar fora do depósito em garantia, não teremos como proteger você. Depois de ter feito o pagamento, não haverá nenhuma garantia de que o vendedor lhe enviará o bitcoin. O sistema de depósito em garantia da Paxful existe para proteger tanto o comprador como o vendedor.

Riscos ao vender bitcoin na Paxful

Assim como a compra de bitcoin, também há alguns riscos que você deve conhecer ao vender bitcoin na Paxful. Conhecer bem esses riscos ajudará você a otimizar as ofertas que criar.

Formas de pagamento reversíveis

É importante saber que algumas formas de pagamento disponíveis na Paxful são reversíveis (como PayPal ou cartões de crédito). Uma tática muito usada por golpistas é negociar utilizando essas formas de pagamento e, depois, solicitar o estorno. Por exemplo, eles dirão à empresa de cartão de crédito que não fizeram a transação. No caso do PayPal, eles podem dizer que não receberam o produto. Geralmente, o PayPal fica do lado do comprador, mas você pode enviar seu comprovante e esperar que reembolsem seu dinheiro.

O que você deve fazer se ocorrer um estorno? O primeiro passo é acessar seu painel de vendedor e clicar em Ver negociações anteriores. Clique na negociação que sofreu estorno para acessar sua página. Role a tela e, abaixo das instruções, você deve encontrar o recibo da negociação.

Vales-presente já resgatados

Esse é outro método muito usado por golpistas. Os compradores inserem detalhes e imagens de um vale-presente já usado.

NUNCA libere os bitcoins antes de verificar o saldo do vale-presente. Resgate-o e tenha o valor em sua conta antes de liberar os bitcoins. Tente não esperar muito, pois o comprador pode tentar vender o vale a outro vendedor ao mesmo tempo. Geralmente, os golpistas tentarão apressar você pedindo para liberar rapidamente o bitcoin. Não caia nesse golpe e libere o bitcoin SOMENTE depois de ter certeza de que possui o saldo do vale-presente.

Usar identidade falsa ou cartão de crédito roubado

As empresas de cartão de crédito cobrem geralmente seus usuários contra fraudes. No caso de um cartão roubado, eles sempre reembolsarão e estornarão a transação. Por isso é tão importante verificar a identidade dos usuários e pedir uma selfie para ver se realmente é o titular. Cuidado com imagens sem nitidez, em que o rosto e o nome podem não estar claramente visíveis. Se um usuário realmente quiser comprar bitcoin, ele poderá enviar uma foto com qualidade suficiente. Ainda que alguns se recusem a fornecer identidade por ser um dado sigiloso, depende de você aceitar a negociação, mas saiba que quanto mais evidências tiver, mais chances terá contra golpistas.

O usuário é “muito ocupado”

Usuários “muito ocupados” são geralmente um sinal de alerta na Paxful. Como já mencionado, alguns podem tentar apressar você a liberar o bitcoin dizendo que o pagamento já foi feito ou que estão prestes a pagar. O que acontece é que o comprador obtém o bitcoin, envia-o rapidamente a outra carteira (fora da Paxful) e não faz nenhum pagamento. Tenha cuidado EXTRA com usuários que dizem estar muito ocupados. Nem sempre serão golpistas, mas fique sempre atento. O comprador e o vendedor devem seguir atentamente as instruções da negociação e encerrá-la quando todas as condições acordadas forem atendidas.

Artigos nessa seção

Exibir mais