Especificidades ao negociar com vales-presente

Com vales-presente, pessoas sem conta bancária podem comprar bitcoin e participar da economia peer-to-peer, mas como seu uso para negociar bitcoins envolve certos riscos, queremos que você conheça essas importantes especificidades. Na Paxful, fazemos tudo para reduzir os aspectos negativos e promover um ambiente de negociação mais seguro, mas você deve conhecer como se proteger durante negociações. Estes são alguns dos principais aspectos a considerar:

1. Vendedor de vale-presente

1.1 Grande quantidade de vales-presente/códigos ruins.

O percentual de códigos que podem ser inativos ou inválidos é consideravelmente alto. Dependendo do mercado e do tipo do vale-presente, códigos inválidos podem representar de 10% a 50% do total utilizado.

Solução: Para reduzir a gravidade dessa situação, ampliamos nossa equipe de suporte ao cliente e estamos usando tecnologias mais avançadas para dificultar o uso de códigos inválidos em nossa plataforma.

1.2 Bloqueio de moedas.

Vendedores de vales-presente nem sempre podem estar seguros da validade de seus códigos. Apesar disso, eles podem manter a negociação ativa mesmo assim, insistindo na validade. Quando um comprador não confia no código do vale-presente utilizado e inicia uma disputa, os bitcoins da outra parte ficam bloqueados no depósito em garantia da negociação.

Solução: Para casos assim, criamos um procedimento eficiente para lidar com disputas que reduz muito o tempo de solução e libera o bitcoin rapidamente para o vendedor.

1.3 Corretagem.

Alguns de nossos usuários ignoram nossos Termos de Serviço e tentam revender o mesmo vale-presente diversas vezes, o que viola esses termos. A corretagem, ou a revenda de códigos de vale-presente, é um comportamento fraudulento e representa riscos e perda de tempo para compradores de vales-presente.

Solução: Para combater isso, ampliamos consideravelmente nossas equipes que lidam com disputas de negociação no mundo todo. Todos que são identificados praticando corretagem estão sujeitos ao banimento de nossa plataforma.

2. Comprador de vale-presente

2.1 Uso não autorizado de códigos por vendedores de bitcoins. 

Em alguns casos, você pode se deparar com um vendedor de bitcoins com intenções fraudulentas. Esses negociantes resgatam códigos válidos, mas negam ter feito isso. Essa é uma questão complicada, e explicamos isso em detalhes no próximo ponto.

Solução: A Paxful investe pesado em ferramentas que ajudam na investigação e nos procedimentos de KYC para verificar os antecedentes e o histórico de transações de vendedores de bitcoin.

2.2 Vendedores de bitcoins são favorecidos em disputas.

Compradores de bitcoins que usam vales-presente em nossa plataforma podem ter a impressão de que os vendedores têm vantagem em disputas.

Por que isso ocorre?

  • Uma grande parcela dos vales-presente oferecidos em negociações é inválida.
  • Muitos vendedores de vale-presente se recusam a apresentar um comprovante da titularidade do vale.
  • Titulares inexperientes de vales-presente iniciam uma negociação sem ler os termos da oferta e as instruções da negociação.
  • Não há como verificar o saldo de alguns vales-presente.

2.3 Vendedor que não responde.

Isso ocorre quando o vendedor de bitcoins deixa de se comunicar e não libera a moeda, mesmo depois que o vendedor do vale-presente informa um código válido. Isso pode acontecer por especificidades no fluxo de negociação, geralmente mencionadas nas instruções da oferta apresentadas pelo vendedor, mas também pode ser que o vendedor use o código sem fazer o devido pagamento ao comprador do vale-presente. Nesse último caso, a única alternativa é cancelar a negociação.

Solução: Ampliamos nossa equipe de suporte para poder ajudar vendedores de vales-presente o mais rápido possível.

3. Evidências necessárias para disputas

Os itens a seguir são necessários como evidência para possibilitar uma solução tranquila e justa de eventuais disputas:

3.1 Uma foto do vale-presente original com seu chat de negociação da Paxful claramente visível ao fundo.

Imagens editadas ou processadas não são aceitas.

3.2 Uma foto completa do recibo original (sem cortes).

Todos os quatro cantos do recibo impresso devem estar visíveis na foto.

3.3 No caso de códigos eletrônicos (e-code), um recibo do pagamento original e uma gravação em vídeo do extrato bancário como comprovante da compra.

Códigos eletrônicos requerem um comprovante de titularidade assim como vales-presente físicos.

3.4 Comprovação de interação com o serviço de atendimento ao cliente de terceiros.

Podemos solicitar que o vendedor de vale-presente entre em contato com a empresa emissora do vale-presente para gerar evidências adicionais.

4. Demora no tratamento de disputas

4.1 O tempo médio para a solução de disputas pode chegar a três semanas.

O volume de negociações problemáticas envolvendo códigos de vale-presente usados determina o prazo de tratamento de disputas com vales-presente.

4.2 As disputas demoram muito devido aos seguintes fatores:

  • O alto volume de disputas.
  • Ausência ou insuficiência de evidências apresentadas por ambas as partes da negociação.
  • Nenhum acordo especial entre a Paxful e as empresas emissoras de vale-presente.
  • Usuários que não respondem.

5. Disputas sem solução

Uma disputa pode ficar sem solução nas seguintes circunstâncias:

5.1 Nenhuma das partes fornece as evidências adequadas a nossos moderadores.

Em algumas disputas, nossos moderadores simplesmente não obtêm a cooperação necessária de nenhum dos lados. Isso pode tornar o encerramento de uma disputa praticamente impossível.

Solução: Ao implementar requisitos de verificação de identidade mais rígidos, a Paxful busca reduzir a quantidade de usuários irresponsáveis.

5.2 Alguns tipos de vale-presente não permitem verificar seu saldo.

É importante lembrar que a Paxful é uma plataforma de intermediação. Nós não contamos com ferramentas especiais para verificar códigos eletrônicos ou vales-presente pessoais.

Solução: Para evitar situações assim, investimos em ferramentas avançadas de verificação de identidade e analisamos atentamente o histórico de transações de usuários suspeitos.

Se quiser saber mais sobre como comprar bitcoin com vale-presentes, clique aqui. Há também nosso artigo e um vídeo que orientam você a lidar com disputas. Se você tiver perdido uma disputa envolvendo vale-presente, consulte mais informações aqui.

Artigos nessa seção

Exibir mais