How to Avoid Bitcoin Trading Mistakes
Insights

5 erros ao negociar bitcoin que você não deve cometer nunca

Negociar bitcoin (BTC) pode ser algo fascinante, especialmente para quem está começando a explorar o mundo das criptomoedas. Ainda que isso possa oferecer muitas oportunidades para ganhar dinheiro, não existem atalhos para dominar esse caminho de incrível potencial.

No entanto, alguns ficam ansiosos por agarrar toda oportunidade que encontram, mesmo sem entender completamente como funciona o processo de negociação. Isso costuma levar a frustração, confusão e até mesmo perda de dinheiro, e certamente não queremos que você tenha nenhum desses problemas.

Segue uma lista dos principais erros ao negociar bitcoin cometidos por novatos — e também alguns profissionais — e como você pode evitá-los.

1. Começar logo a negociar criptomoedas sem entender como isso funciona

É provável que todos queiramos muito participar rapidamente de algo interessante, mas mergulhar no desconhecido sem fazer um esforço para aprender o que é e como funciona pode gerar resultados indesejáveis.

Se você estiver planejando experimentar a negociação de bitcoin, pesquisar e aprender como funciona e como fazer isso funcionar da forma adequada para você não são opções; são passos necessários.

Lembre-se: é o seu BTC que está em jogo aqui. Não importa quanto você tenha, dói muito perder. Tome também as suas próprias decisões e não confie simplesmente em alguém que considere um especialista. Como o dono do seu dinheiro, você deve saber como administrá-lo adequadamente por conta própria.

2. Investir dinheiro que você não pode perder

O bitcoin pode render muito se for investido de modo adequado, mas também pode ser complicado e arriscado se você não souber como ganhar dinheiro de outras formas.

Você deve investir somente um valor que não se arrependeria de perder. O bitcoin pode ser um ativo muito volátil, e seus preços assumem movimentos erráticos e imprevisíveis. Ainda que os preços subam de maneira excepcional e caiam às vezes, ninguém sabe ao certo o momento exato em que esses movimentos vão acontecer.

Esse é um dos motivos pelos quais aplicar grandes quantias em toda oferta de negociação — especialmente na sua primeira — pode não ser a melhor forma de ganhar dinheiro. Para que você tenha uma ideia de quanto pode ganhar com a sua negociação, fique de olho nas taxas de câmbio entre o bitcoin e o INR, USD, EUR, YEN e outras moedas convencionais.

3. Tomar decisões com base em emoções

O ditado “nunca tome uma decisão sob forte emoção” se aplica e é muito útil em vários aspectos, inclusive ao negociar bitcoin. Isso fica particularmente evidente quando os preços do BTC sobem demais.

Alguns negociantes se deixam levar por seu medo de ficar de fora de uma oportunidade (FOMO) e compram bitcoin quando há uma forte queda nos preços para manter (HODL) a moeda esperando uma nova alta no mercado… ou para sempre. Outros vendem bitcoin quando o preço sobe muito, na esperança de ganhar mais com taxas de câmbio ainda maiores. Mas quando os preços caem de repente, eles acabam se arrependendo e frustrando.

As emoções podem ser um fator importante ao tomarmos cada uma de nossas decisões. Mas não deixe que elas prejudiquem você, especialmente quando as suas criptomoedas estão em risco.

4. Guardar BTC em carteiras de criptomoedas não confiáveis

Escolher uma carteira digital confiável para guardar as suas criptomoedas é fundamental. Você vai se surpreender com os milhares de carteiras bitcoin disponíveis na internet, mas é melhor contar com aquelas conhecidas, confiáveis e seguras na sua região. Alguns mercados peer-to-peer de bitcoin como a Paxful oferecem uma carteira BTC gratuita para quem cria uma conta na plataforma.

Ter uma carteira digital altamente segura e conceituada pode evitar preocupações desnecessárias e garantir uma noite de sono tranquila, já que você não precisa conferir o tempo todo se o seu dinheiro ainda está lá.

5. Negociar simplesmente para ter ofertas ativas

Alguns negociantes inexperientes pensam que ter muitas ofertas ativas pode render lucros instantâneos. Ainda que isso possa ser verdade às vezes, há alguns casos em que o mercado oferece oportunidades de negociação pouco ou nada lucrativas.

Como dizem, a paciência é uma virtude. E essa máxima também pode valer ao negociar bitcoin. Negociar exageradamente pode não ser a melhor opção para obter vários ganhos de uma só vez. Negociantes experientes analisam o momento do mercado — quando os preços tendem a subir ou cair — para tomar suas decisões.

Mantenha controle do seu dinheiro e desenvolva estratégias de negociação seguras

Já vimos os cinco erros de negociação mais comuns no universo das criptomoedas, mas certamente há muitos outros. Existem várias oportunidades excelentes para aproveitar quando você negocia bitcoin, e é melhor aproveitá-las sem precisar cometer muitos erros e sofrer possíveis prejuízos. A paciência é fundamental. Saiba bem como funciona a negociação de bitcoin, verifique o melhor momento de comprar ou vender, e nunca deixe as emoções tomarem conta das suas decisões.

Isenção de responsabilidade: o conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. As opiniões manifestadas neste artigo não devem ser consideradas conselhos financeiros, de investimentos ou de qualquer outra natureza, tampouco expressam a opinião da Paxful.

Patch de Leon

Patch is a broadcast journalism graduate who explores the fascinating world of crypto. She enjoys writing research-based pieces and creative features but never without a cup of coffee and her loose hoodie. You can find her scrolling through Spotify, streaming dark thriller shows, or starting books she’s never finished.

More Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *