Crypto Community
Insights

Por que as comunidades cripto são mais importantes do que nunca

Se você tem frequentado a esfera de criptomoedas há algum tempo, provavelmente já faz parte de uma comunidade ou talvez até de várias. Mas se for novo no setor de fintechs, você deve estar se perguntando o que são e o que fazem esses grupos.

Para ajudar você a entender isso, vamos explicar o que é uma comunidade cripto, por que ela é essencial no universo de fintechs e por que você deve fazer parte de algumas.

Comunidades de criptomoedas em poucas palavras

Uma comunidade é um grupo social de qualquer tamanho que possui características ou interesses em comum. A mesma ideia e contexto se aplicam a grupos de criptomoedas e tecnologia de blockchain, em que seus integrantes partilham dos mesmos interesses, ideias e paixão por criptomoedas como o bitcoin (BTC) e milhares de outras.

Comunidades cripto costumam estar presentes em plataformas de redes sociais como Telegram, Viber, Slack e Discord, para mencionar algumas. 

Como as comunidades cripto fazem a diferença

Vejamos os seguintes benefícios por fazer parte de grupos on-line dedicados a criptomoedas e ao blockchain.

Desenvolver confiança e senso de inclusão

Participar de uma comunidade cripto não só torna alguém membro ou dá à pessoa um senso de pertencimento ou inclusão; dá também um sentimento de propriedade sobre a identidade do grupo ou o que ele promove.

Se você faz parte de um grupo cripto, seja qual for a plataforma de mídia social em que ele esteja, já deve ter notado que se comunica com as mais diversas pessoas. Podem ser novatos, proprietários de plataformas de troca, negociantes, investidores e muitos outros.

Proporcionar uma plataforma de comunicação eficaz

O setor de fintechs evolui continuamente, e o mundo extremamente complexo das criptomoedas pode assustar no início. Por meio de comunidades, pessoas com os mesmos interesses podem trocar ideias e conhecimentos com integrantes de diferentes partes do mundo.

Para plataformas de troca e mercados de criptomoedas, ter uma comunidade on-line ajuda a serem mais acessíveis a seus usuários e clientes. Eles podem esclarecer as dúvidas com um moderador contratado, que responde a todas as perguntas relativas a seus serviços.

Abrir grandes oportunidades para ganhar dinheiro

As pessoas entram para comunidades porque querem aprender algo. Elas podem ter curiosidade sobre uma criptomoeda, plataforma ou meio de troca específico, além de produtos, serviços e outros aspectos. Seja qual for o motivo, é possível que essas pessoas acabem usando criptomoedas de uma forma ou de outra.

Outro modo de empregar os potenciais de comunidades on-line é organizando eventos conhecidos como meetups. Trata-se de uma excelente abordagem que também foi adotada pela Paxful quando seu CEO Ray Youssef debateu casos de uso do bitcoin no meetup Consenso sobre o Blockchain, realizado em Hong Kong.

Quanto mais pessoas participam de grupos cripto on-line, mais oportunidades elas terão para trocar conexões de rede e possíveis envolvimentos com outras que atuam no mesmo ramo ou têm interesses semelhantes.

Possibilitar apoio e envolvimento conjuntos

Estão ocorrendo muitas mudanças no universo cripto, e essa evolução é interminável. É por isso que a maioria das plataformas de troca utiliza comunidades para anunciar desenvolvimentos e lançamentos de produtos, e responder a possíveis dúvidas ou preocupações.

Uma comunidade de criptomoedas não serve só para manter contato para suporte técnico, mas também ser um canal de comunicação aberta em que qualquer pessoa pode compartilhar suas experiências e estabelecer contatos com outras que tenham algo em comum. Um grupo on-line com alto nível de engajamento também pode ampliar ainda mais a base de usuários de uma empresa.

Redefinir a experiência do cliente

Imagine ter suas opiniões e sugestões sendo levadas em consideração e reconhecidas no mesmo instante. Esse é um excelente exemplo de um ótimo atendimento ao cliente que traduz todas as contribuições em uma experiência do cliente excepcional.

Membros de comunidades on-line são diversos. Eles possuem diferentes históricos e experiências, o que pode ser considerado ao desenvolver seu próximo produto, técnicas ou abordagens de marketing. Estando visíveis em comunidades on-line e se envolvendo permanentemente com seus integrantes, empresas fintech podem criar relacionamentos profissionais significativos e duradouros com seus usuários. 

Por que você deve participar de comunidades cripto

As comunidades de criptomoedas têm muito a oferecer. Tomemos como exemplo a criptomoeda dominante de hoje, o bitcoin (BTC). Seu crescente número de grupos tem contribuído consideravelmente para o desenvolvimento e a adoção de sua tecnologia engenhosa.

Para mercados e plataformas de troca, desenvolver uma comunidade nunca foi uma má ideia quando ela é bem administrada e conduzida. Se você for um aficionado pelo mundo cripto, fazer parte de uma comunidade de bitcoin ou qualquer outra criptomoeda pode lhe dar uma boa ideia sobre como as coisas funcionam e ajudar você a encontrar ótimas oportunidades de negócio.

Comece a buscar comunidades cripto relevantes para você, explore e aproveite todas as oportunidades possíveis hoje mesmo!

Patch de Leon

Patch is a broadcast journalism graduate who explores the fascinating world of crypto. She enjoys writing research-based pieces and creative features but never without a cup of coffee and her loose hoodie. You can find her scrolling through Spotify, streaming dark thriller shows, or starting books she’s never finished.

More Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *