Sejamos honestos… Administrar dinheiro não é nada fácil, especialmente quando você tem muita coisa para fazer. Mais saiba que fazer o orçamento de suas receitas e gastos não precisa sempre ser algo estressante. Você só precisa de habilidades práticas com dinheiro e um planejamento financeiro viável para atingir a sua meta.

Se estiver tentando descobrir como atingir essa meta, seguem três dicas práticas de orçamento que você pode experimentar.

1. Crie o seu orçamento usando a regra 50-30-20

O método 50-30-20 foi criado por Elizabeth Warren, ex-professora de lei de falências da Universidade de Harvard e política dos Estados Unidos. Ele é um dos métodos de orçamento mais fáceis e utilizados de aplicar na hora de administrar as despesas.

Como você pode ver, ele divide toda a sua receita em três partes: 50%, 30% e 20%. Para entender melhor a regra, vamos ver o que esses números significam e que tipos de despesa entram em qual categoria.

    • 50%. Esta é a categoria das suas necessidades, os as despesas fixas e não negociáveis. Elas incluem contas de luz, condomínio ou aluguel, seguro, hipoteca, transporte, plano de saúde, compras de supermercado e outras despesas essenciais que não podem ser questionadas nem adiadas. 
    • 30%. Esta categoria abrange todos os seus desejos, ou seja, ingressos de cinema e shows, mensalidade de academia, compras em geral, viagens de lazer e férias, restaurantes, novos equipamentos eletrônicos e outro hobbies e coisas que permitem descontrair.
    • 20%. Esta última categoria inclui todas as suas metas de poupança ou financeiras. Ela vai permitir que você pague as suas dívidas, faça investimentos, empréstimos, aposentadoria e fundos de emergência, entre outras coisas. É basicamente a parte mais importante para ajudar você a alcançar a liberdade financeira com o passar dos anos.

Agora que identificamos o que significa cada categoria, você já deve ter uma ideia de como alocar o seu orçamento. Mas se estiver com dificuldade para executar o plano, seguem três passos fáceis que ajudam você a começar e fazer o método de orçamento 50-30-20 realmente funcionar.

  • Passo 1. Calcule a sua receita mensal.

Sua receita mensal total (já descontando impostos e outras taxas obrigatórias) será o 100% a ser dividido nas três partes mencionadas. Você não precisa ter um grande salário para começar; basta saber quanto você ganha por mês e partir daí.

  • Passo 2. Identifique que despesas se enquadram em qual categoria.

Saiba que tipos de despesa entrarão nos 50% (necessidades), nos 30% (desejos) e nos 20% (poupança). Agora vem a parte complicada: diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Não se confunda! Lembre-se sempre que as despesas que entram nos 50% devem ser aquelas necessárias para a sua sobrevivência. Caso contrário, essa parte vai conter coisas que você deseja ou gastos com lazer e diversão

  • Passo 3. Calcule e distribua o seu orçamento. 

Depois de relacionar cuidadosamente as suas despesas, calcule o valor que você vai alocar para cada categoria. Isso vai ajudar você a não extrapolar o seu orçamento e a ajustar as suas despesas quando precisar, especialmente em períodos mais difíceis.

Pode parecer no início que esse método dá muito trabalho, já que você vai precisar elaborar uma lista, priorizar e fazer contas. Mas se colocadas em práticas da forma certa, essas dicas sobre orçamento podem ajudar você a economizar não só em épocas difíceis, mas também em dias melhores. 

2. Use os recursos que você tem à disposição

Uma dica de orçamento pessoal que você pode experimentar é usar os recursos que você tem à disposição. Isso não significa que você vai precisar sacrificar os seus desejos, mas sim priorizar mais as suas necessidades. 

Digamos que você esteja pensando em substituir o seu smartphone comprado há dois anos pelo modelo mais novo. Se o smartphone atual ainda funciona bem e você só quer trocá-lo para ter uma câmera com mais lentes, uma tela maior, um áudio melhor ou simplesmente porque tem o costume de trocar de celular a cada dois anos, pense melhor e considere coisas que sejam mais importantes.

O mesmo vale para sapatos, roupas e outras despesas que você tenha. Em vez de ficar trocando as suas coisas, por que não tentar consertá-las antes e ver se você consegue economizar um pouco para aquelas despesas não negociáveis? Outra prática interessante é cuidar bem das suas coisas para que durem mais tempo. Imagine o quanto você pode economizar se não ficar comprando óculos e camisas novas todo mês. Seria uma economia e tanto, não?

Tente também evitar comprar comida pronta e revelar o chef que existe em você. Está louco para comer uma pizza? Busque receitas na internet e use ingredientes que estão na sua geladeira. Isso vai ajudar você a aprimorar os seus talentos na cozinha, planejar as suas refeições e ser mais criativo. 

E tem mais: cozinhando a sua própria comida em casa, você economiza com serviços de entrega. E agora, uma das pequenas formas para ganhar dinheiro em tempos difíceis.

3. Encontre trabalhos extras ou outras fontes de receita

Saber de onde virá o seu dinheiro é tão importante quanto saber para ele deve ir em épocas turbulentas. Por isso, é essencial ter trabalhos extras ou diferentes fontes de receita. Pode parecer difícil, mas não é tanto se você souber no que é bom.

Você não precisa ser um profissional para começar. Conheça os seus talentos e mãos à obra! Se a cozinha é o seu forte, experimente preparar bolos, doces ou pratos deliciosos. Se você for um estudante que busca ganhar dinheiro on-line, pesquise na internet trabalhos de redação e edição, projetos de design etc. 

Caso seja um profissional em busca de explorar outras fontes interessantes de receita, por que não tentar entrar nos mercados de investimentos ou comprar tether (USDT) na Paxful? Temos muitas ofertas interessantes que você certamente não vai querer perder! Mas se não tiver muito interesse no mundo financeiro, você pode tentar navegar em diversos sites para encontrar um trabalho on-line que combine com suas habilidades, interesses e necessidades.

É agora ou nunca

Tempos difíceis exigem decisões difíceis, e isso inclui a sua saúde financeira. Você não pode dar um passo em direção à boa administração do seu dinheiro se deixar essas melhores dicas de orçamento para amanhã. Sua independência financeira só depende do seu compromisso.

Explore formas que ajudem você a tomar decisões financeiras mais eficientes e adotar práticas viáveis de administração de dinheiro. Depois, faça diferentes tentativas até encontrar conforto nesses hábitos saudáveis. 

Lembre-se: o segredo está na regularidade e na disciplina. Desenvolver hábitos financeiros saudáveis durante épocas turbulentas não é fácil, mas a prática sempre vai gerar progressos antes que tudo saia perfeito. 

*O conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. Você não deve considerar nenhuma dessas informações como aconselhamento jurídico, tributário, de investimento, financeiro ou de qualquer outra natureza.