Para os novatos no mercado, negociar bitcoin (BTC) pode ser todo um novo mundo a explorar.

Mas adivinhe só… É mais fácil do que você pensa. Você só precisa de uma carteira bitcoin, disposição para aprender o processo e um grande entusiasmo por nosso sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer favorito.

Para começar

Em sua forma mais simples, o processo de negociação pode ser dividido em três passos principais:

  • Criar uma conta. Busque uma plataforma de negociação de bitcoin que combine com o seu estilo de negociar. Quando encontrar, crie uma conta. Em alguns casos, você vai receber até mesmo uma carteira bitcoin gratuita depois do cadastro.
  • Verificar a sua identidade. A maioria das plataformas atuais exige que você verifique a sua identidade para a segurança dos compradores e vendedores. Não tenha medo, pois isso é parte do protocolo.
  • Começar a negociar. Depois que a sua conta estiver pronta com todos os dados e verificações necessários, você vai poder começar a negociar. Analise com cuidado cada oferta e escolha a mais adequada para o que você precisa.

E pronto! Você já entendeu o básico de como funciona a negociação de bitcoin. Mas um aviso aos mais entusiastas: nada é tão simples assim.

Fatores da negociação de bitcoin que você DEVE considerar

Obviamente, os três passos que mencionamos são apenas a ponta do iceberg. Quando se trata de negociar bitcoin, sempre há algo mais para entender. Vejamos agora alguns aspectos importantes que você deve conhecer antes de começar.

Livros de ordem e liquidez

Livros de ordem são a base da maioria das plataformas de troca de BTC no mercado. Essas listas eletrônicas apresentam ofertas de compra e venda, alinhando-as para que você possa escolher.

A liquidez se refere à capacidade de um ativo fluir entre negociantes. O ativo — neste caso, o bitcoin — precisa fluir entre um comprador e um vendedor com rapidez suficiente para não desincentivar devido à alteração de preço. Essencialmente, quanto mais líquido for um ativo, menos propenso ele será a esquemas de pump and dump (quando um ativo tem uma sobrevalorização baseada em informações duvidosas para gerar ganhos indevidos). Nesse tipo de golpe, os negociantes coordenam entre si para manipular o preço de um ativo específico.

A oferta e a procura do bitcoin

Analisando aspectos econômicos básicos, vejamos a oferta e a procura do bitcoin, e como esses fatores podem afetar o preço.

Quando o bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto em 2009, sua oferta foi definida com um limite de 21 milhões. Você deve estar pensando: “21 milhões de BTC é muito”. E você tem razão. É muito. Mas quando consideramos que quase 90% desses 21 milhões já foram minerados apenas pouco mais de uma década depois da criação do BTC, parece que o tempo está se esgotando rapidamente.

Ninguém sabe bem o que vai acontecer quando essa oferta chegar a seu limite, mas os economistas dirão que o preço poderá subir como consequência da lei de oferta e procura.

Vamos falar sobre a procura. Quando o bitcoin foi apresentado ao mundo em 2009, ninguém sabia bem o que era. Ele teve seus altos e baixos na época, mas vivemos outros tempos hoje.

11 anos depois, o bitcoin parece agora mais confiável com o surgimento de uma infinidade de comunidades conceituadas. Juntamente com seu desenvolvimento em aspectos de casos de uso reais, o bitcoin não é mais apenas uma ferramenta de investimento, mas também pode ser usado em aplicações cotidianas. No momento em que este artigo é escrito, o preço do BTC está um pouco abaixo de US$ 12.000. Esse não é seu valor máximo, mas está bem acima do que já foi seu mínimo, o que indica possivelmente que a procura segue alta. O quanto a procura será afetada depois que a oferta atingir seu máximo, precisaremos esperar para ver.

Estratégias de negociação de bitcoin

Como você gosta de negociar suas criptomoedas? Veja a seguir algumas das principais estratégias e decida por si próprio.

  • O “HODLing” é provavelmente a estratégia de negociação menos arriscada para iniciantes. Nela, os negociantes compram na baixa e mantêm suas moedas até atingirem um preço desejado, sem considerarem as variações que podem ocorrer durante esse período.
  • Day trading. Na estratégia de day trading, são feitas várias negociações rápidas e de curto prazo na busca de pequenos lucros que acabarão gerando um ganho maior no final do dia. Ao final do dia de negociação, você não deve ter nenhuma posição em aberto.
  • O scalping é como uma versão exacerbada do day trading, já que seus praticantes podem fazer mais de 100 negociações em um único dia, acumulando lucros mínimos na busca de um considerável ganho acumulado.
  • Swing trading. Swing traders analisam e agem em função das tendências do mercado. Como os “HODLers”, eles podem comprar na baixa e manter as moedas o tempo necessário para a alta do preço. No entanto, o tempo de espera do swing trader não é tão longo como de um “HOLDLer”.
  • Negociação peer-to-peer (P2P). De certa forma, a negociação P2P cancelará a volatilidade de preço do BTC ao permitir que os negociantes ganhem em função dos percentuais de lucro na plataforma que utilizam. Ao comprar a um valor mais baixo e vender a outro mais alto, você pode ganhar dinheiro, seja qual for o preço do BTC. Com centenas de formas de pagamento disponíveis, você também pode ganhar mais usando as opções de pagamento menos comuns.

Se não souber bem qual estratégia adotar, você pode sempre tentar cada uma delas com valores baixos. Assim, você pode sentir como funciona cada técnica. Depois que encontrar uma de que goste, você poderá decidir começar a investir valores maiores.

Usando ordens de stop loss

Ordens de stop loss podem ser as melhores amigas de um negociante de criptomoedas. Elas limitam quanto dinheiro você pode perder ou ganhar em uma operação. Por exemplo, você pode definir uma ordem de stop loss 20% abaixo do preço que comprou o seu ativo. Assim, ele será vendido quando atingir essa marca de 20% de perda, evitando um prejuízo ainda maior.

Ainda que possam sugerir uma negociação à prova de falhas, essas operações não devem ser vistas dessa forma. O stop loss é um mecanismo complexo que pode ser uma “apólice de seguros” cuidadosamente planejada, mas somente se usado adequadamente. Seu uso em ativos de modo aleatório sem entender sua finalidade e aplicação pode levar a prejuízos bastante amargos. Estude sobre ordens de stop loss antes de começar a adotá-las como estratégia.

Mercados em alta e em baixa

Um aspecto que você vai precisar considerar ao negociar bitcoin é como as mentalidades dos investidores podem afetar o mercado. Os mercados em alta e em baixa podem mudar a forma de pensar dos investidores.

Como o termo já sugere, mercados em baixa (ou bear) apresentam uma tendência de queda no preço. Para alguns, isso significa ver uma desvalorização de 20% por 60 dias ou mais, mas esses números não são definitivos. Isso pode levar a um sentimento mais negativo com relação ao mercado e a opções de investimento mais conservadoras.

Mercados em alta (bull) são o oposto disso. Em vez de uma queda nos preços, eles apresentam tendências de elevação. Se o primeiro tipo pode levar a investimentos mais conservadores, o mercado em alta pode gerar um sentimento mais otimista e gerar uma atitude positiva entre os investidores.

Analisando o mercado

Há dois campos de análise para ler as tendências do mercado e ter uma ideia dos preços futuros: a análise técnica e a análise fundamentalista.

  • Análise técnica. A análise técnica olha para o mercado com a ideia de que a história se repete. Para prever para onde vai o mercado, quem adota essa linha considera dados históricos como volume de negociação, tendências de preço anteriores e outros dados relevantes do passado. Essas pessoas buscam comportamentos repetidos. Depois que encontram um padrão, elas podem fazer uma previsão calculada em função das tendências de alta ou baixa do mercado.
  • Análise fundamentalista. O fundamentalista adota uma abordagem mais ampla ao analisar o mercado. Em vez que olhar para estatísticas, ele considera o valor intrínseco do ativo. Se houver uma moeda que acredite estar subestimada no mercado, ele vai investir nela esperando que uma valorização em seu investimento.

Cada método de análise representa um estilo de negociação. Como o mercado é altamente imprevisível, não existe nenhum método infalível de encontrar a tão buscada resposta. Tudo tem a ver com as preferências de cada um. Qual é a sua?

Vá em frente e ganhe dinheiro

Esperamos que você possa usar todos esses fatores para saber com mais segurança onde está pisando, algo que você pode aplicar para se tornar um negociante de criptomoedas melhor.

Neste campo, conhecimento é poder. Todos estamos aprendendo ao longo do caminho. Portanto, fique tranquilo sabendo que cada negociação que fizer será uma experiência de aprendizagem. Não desanime com as perdas e siga em frente.

Richard Branson, um importante investidor neste campo, disse uma vez:

“Você não aprende a andar seguindo regras. Você aprende andando e caindo”.

Afinal, todos assumimos riscos ao negociar. Vamos experimentar e tirar o melhor proveito disso.

Aviso de isenção: as informações presentes neste artigo não são e não devem ser consideradas conselhos de investimento, financeiro ou de outra natureza.