“When Lambo?” (Quando Lambo?).

Como entusiasta das criptomoedas, você certamente já se deparou com essa pergunta em um meme, tweet ou postagem do Reddit. À primeira vista, parece um erro de digitação. Por isso, é tão confuso que talvez você nem entenda o que ela quer dizer.

Mas há muita coisa envolvida nessa pergunta: os sonhos, motivações e riscos que um negociante está disposto a assumir estão todos expressos em duas palavras aparentemente com erro.

Sabemos que ter um Lamborghini simboliza status, mesmo fora do mundo das criptomoedas, mas como essa marca de carro se tornou esse fenômeno com nossos ativos digitais?

Lamborghini: um símbolo de dinheiro novo

Criptomoedas à parte, o Lamborghini sempre representou dinheiro novo. Essa associação com dinheiro novo é o motivo pelo qual você vê modelos do carro em videoclipes como Kanye West’s “Mercy” ou A$AP Mob’s “Yamborghini High”. A marca se tornou uma forma de artistas gritarem para o mundo: “Eu cheguei ao topo e preciso que todo mundo saiba”.

E isso não vale só para os artistas. Ter um Lambo tem uma conotação de “chegar lá” nos Estados Unidos, a “terra da oportunidade”. Mas isso também representa “ficar rico rapidamente e fracassar no final”.

Felizmente, a perspectiva da comunidade de criptomoedas sempre se manteve positiva. Ainda que possuir um Lamborghini comprado com bitcoin (BTC) seja igual a “chegar lá”, muitos detentores de bitcoin viram o ativo digital como um meio de superar suas dificuldades financeiras. Eles viram a criptomoeda como um caminho para ter uma vida de luxo e estavam determinados — para dizer o mínimo — a “chegar lá”.

Sempre que aparece uma nova moeda no mercado, surge sempre a pergunta: “When Lambo?”. Quando ela chegará ao ponto em que poderemos finalmente comprar Lamborghinis com bitcoin ou outras criptomoedas?

O lendário usuário do 4chan

Em 2013, um usuário do 4chan — um frequentado fórum on-line lançado em 2003 que inclui imagens nas postagens — comprou um Lamborghini Gallardo zero km com bitcoin. Aquela não foi a primeira compra de que se teve notícia (supostamente), mas é uma história emblemática que atraiu muita inveja de negociantes da comunidade de criptomoedas.

O usuário do 4chan foi à concessionária mais perto, que ficava em Newport Beach, Califórnia. Ele exibiu o documento de compra, e a história rapidamente viralizou.

O comprador gastou exatamente 216,8433 BTC (US$ 209.995 naquele momento) em um Lamborghini Gallardo modelo 2014 amarelo e extravagante, uma verdadeira obra de arte de 10 válvulas e 552 cavalos que pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

A postagem do comprador anônimo no 4chan incluía uma foto do carro na loja com a legenda:

“comprei isso hoje com bitcoin.

vai chegar na semana que vem. o que posso dizer?

valeu”

Se isso não é um grito óbvio de “eu cheguei lá”, não sabemos o que mais seria. O misto de humildade e “eu não sei o que fazer com esse supercarro” dá um toque extra à postagem. Acreditamos que o termo que expressa esse tipo de comportamento é “esnobe”. O engraçado é que ninguém acreditou no “comprador”. Então, qual é o próximo movimento para um verdadeiro “esnobe”? Claro… Postar o comprovante de compra:

Quando a compra viralizou, a concessionária rapidamente se encheu de orgulho da venda nova (e bem cara) que fez. A imprensa logo cobriu o acontecimento, e a concessionária se viu de repente diante de vários outros clientes novos e sérios do mundo das criptomoedas dispostos a trocar bitcoin por um Lamborghini. Mais um menos na mesma época, eles puderam vender até mesmo um Tesla Model S por 91 BTC.

Graças a vendas como essa e às compras de carros de luxo que ocorreram em seguida, nascia uma mais nova motivação para detentores de criptomoedas alcançarem esse nível de sucesso… Mas isso acabou?

O lado sério da coisa

Avancemos rapidamente para os dias de hoje, quando o bitcoin está ajudando uma parcela considerável da população com pouco ou nenhum acesso a serviços bancários. Estamos em um momento no qual o bitcoin amadureceu o suficiente para apresentar casos reais em que oferece um passaporte financeiro a praticamente qualquer pessoa.

A ideia de “When Lambo?” surgiu em uma época em que as pessoas só viam o bitcoin como uma ferramenta de investimento. Agora, a criptomoeda representa muito mais que isso. Não nos entenda mal… Ainda há muita gente disposta a gastar suas criptomoedas em um carro de luxo novinho em folha. Mas hoje em dia, precisamos olhar para as criptomoedas como uma tecnologia revolucionária e uma nova forma de dinheiro que deve ser levada a sério.

Já passamos do ponto de “ficar rico rapidamente”, e a questão agora é que “as criptomoedas podem realmente ajudar quem precisa”. É disso que deve se tratar. Mesmo assim, não podemos negar o simbolismo de um carro de luxo como um Lamborghini. Não se pode negar o que isso representa.

Mas o que isso representa? Representa a confirmação de que sonhos podem se tornar realidade. Representa uma pessoa comum tentando se destacar e deixar sua marca. Representa uma saída para quem não sabe como vai comprar o próximo almoço, onde vai dormir esta noite ou como vai pagar o aluguel. O Lamborghini é uma forma exuberante de expressar liberdade financeira. Tem dinheiro para isso? Então, por que não? Compre algo lindo!

Algo que começou como um meme virou hoje um sonho de consumo para muita gente. Isso pode levar as pessoas a novos patamares e lhes mostrar que a única forma de superar as dificuldades financeiras é seguir adiante e acreditar em si mesmas.