Se você estiver apenas começando a se aventurar pelas criptomoedas, um das suas principais tarefas será encontrar um local seguro e confiável para guardar com segurança o seu bitcoin. Com vários tipos diferentes de carteira de criptomoedas ou carteiras bitcoin (BTC) disponíveis, qual você deve escolher? Bem… Vejamos rapidamente quais são essas carteiras.

O que é uma carteira de criptomoeda?

Criptomoedas como o bitcoin não possuem nenhuma forma física, ao contrário de cédulas e moedas emitidas por autoridades monetárias, que você guarda na sua carteira convencional ou bolsa. Como são moedas digitais, elas existem e operam por meio de tecnologia e são guardadas em carteiras digitais, também chamadas de carteiras de criptomoedas.

Uma carteira de criptomoeda é um aplicativo ou software em que os titulares de criptomoedas podem receber, guardar e enviar bitcoin e outras moedas digitais aceitas pela carteira. Ela funciona como uma conta bancária em que você pode consultar o que tem.

Carteiras de criptomoedas podem ser um aplicativo instalável no seu smartphone, sites acessados pela internet ou dispositivos físicos que você pode levar com você ou manter em um lugar seguro.

Mas afinal, quais são os tipos de carteira de criptomoedas?

Existem diferentes tipos de carteira de criptomoedas, mas você deve estar atento principalmente às chamadas carteiras quentes e carteiras frias. Vejamos agora as diferenças entre essas carteiras, além das vantagens e desvantagens de usar cada uma delas.

Carteiras quentes

Esse tipo de carteira é o mais comum no universo das criptomoedas. Carteiras quentes são carteiras de criptomoedas conectadas à internet e disponíveis on-line ou no seu smartphone. Elas são muito usadas porque são mais baratas, quando não gratuitas.

Carteiras web

Muitos mercados de criptomoedas — como a Paxful — oferecem uma carteira bitcoin grátis após a criação de uma conta. Essa carteira bitcoin é um aplicativo que pode ser acessado por navegadores de internet e possuem também uma versão móvel.

Carteira móveis

Como esse tipo de carteira quente pode ser instalado em smartphones, seu uso é prático e fácil. Carteiras móveis são simples e ideais para quem usa BTC para fazer pagamentos peer-to-peer, comprar produtos on-line, pagar contas e transferir dinheiro, entre outras atividades.

Mas vale mencionar que, como podem ser acessadas on-line, as carteiras quentes são altamente suscetíveis a ciberataques. Portanto, escolher uma boa carteira digital é fundamental para todo titular de criptomoedas. O ideal é buscar carteiras bitcoin que contem com funcionalidades reforçadas de segurança. Esse é o caso da carteira da Paxful, que emprega autenticação de dois fatores e tecnologia de múltiplas assinaturas.

Se você quiser usar uma carteira de criptomoeda digital, confira sempre o nível de segurança e a reputação de seu fornecedor.

Carteiras frias

Ao contrário das carteiras quentes, carteiras frias não podem ser acessadas pela internet. Nesse caso, as criptomoedas ficam guardadas de forma segura em dispositivos físicos.

Carteiras de hardware

Elas vêm em dispositivos portáteis como pendrives ou outros dispositivos externos. As carteiras de hardware podem evitar o acesso imediato ao seu bitcoin, já que não requerem conexão à internet. Embora estejam livres de ataques de cibercriminosos, elas podem ser roubadas ou invadidas se não forem bem guardadas.

Carteira de hardware

Se isso acontecer, você ainda vai ter a esperança de que o hacker não consiga acessá-la, pois ela estará bloqueada por uma combinação de senha forte ou código PIN. Mesmo assim, como você não quer passar por esse estresse, é melhor manter a sua carteira fria em um lugar muito seguro e longe de quem você não confia.

 Carteiras desktop

Esse tipo de carteira fria fica instalada em um computador de mesa ou pessoal, dando aos titulares total controle e acesso a suas criptomoedas e chaves privadas. Carteiras desktop funcionam como um endereço que um usuário pode usar para enviar um receber criptomoedas.

Carteiras impressas

É um pedaço de papel onde ficam impressos sua chave privada e endereço público. Parece muito arriscado, não? Na verdade, é sim. Carteiras impressas são consideradas as mais arriscadas das carteiras frias, já que podem molhar, amassar, ir parar em um lixeira ou ser levadas pelo vento. Mas elas também são conhecidas como a forma mais protegida contra ataques de malware.

Carteira de papel

Como as chaves privadas ficam impressas, você não vai precisar se preocupar com malware ou cibercriminosos que poderiam comprometer a sua carteira de criptomoeda. Mas guarde seu precioso papel em um lugar seguro e protegido! Se você perder e alguém encontrar a sua carteira impressa, há uma alta probabilidade de que você tenha de dizer adeus ao seu bitcoin.

Além de carteiras quentes e carteiras frias, existem também carteiras de múltiplas assinaturas, que permitem que um grupo de pessoas assine documentos e transações gerados com uma combinação de várias assinaturas únicas.

Também é importante mencionar a importância de manter cópias de segurança — os famosos backups — de carteiras de criptomoedas. Se perder as suas chaves privadas e importantes informações da carteira, você perderá também seu bitcoin para sempre. Por isso é tão importante manter vários backups para evitar um prejuízo desse tamanho.

Qual é o tipo mais adequado para você?

Carteiras frias e carteiras quentes têm seus prós e contras. Ainda que ambos os tipos sejam criados para guardar e manter seu BTC e criptomoedas em segurança, a decisão de qual usar depende do que você precisa.

Você pode se questionar sobre o preço que está disposto a pagar por uma carteira, seu nível de segurança e acessibilidade, entre outros fatores. Se quiser uma carteira de criptomoeda mais econômica — ou gratuita — e que possa ser acessada instantaneamente para transferências de dinheiro, pagamentos em lojas on-line, contas e outras coisas, carteiras quentes acessíveis pela internet podem ser a melhor opção no seu caso.

Por outro lado, se quiser manter as suas chaves privadas e criptomoedas no cofre ou dentro da sua carteira (aquela que você leva no bolso), pense em usar carteiras frias.

Escolha uma carteira mais adequada para o que você precisa. Seja qual for o tipo de carteira bitcoin escolhido, esteja sempre atento às informações que der aos fornecedores da carteira e proteja as informações da sua carteira de criptomoeda mantendo um backup, senha forte ou código PIN. Além disso, cuide sempre para que só você tenha acesso à sua carteira de criptomoeda e escolha um fornecedor de carteira bitcoin bem conceituado e confiável.