Uma das melhores formas de ganhar dinheiro é vender bitcoin (BTC). Infelizmente, alguns trapaceiros estão sempre buscando interromper o fluxo natural das negociações de BTC.

O espaço de negociação de bitcoin é chamado muitas vezes de “Velho Oeste”, e não é nenhuma surpresa que a situação pode ficar complicada às vezes, mas nem sempre esse precisa ser o caso.

Reduzir riscos, o jeito da Paxful

Sempre existem formas de diminuir os riscos ao vender BTC na Paxful. Há sete dicas para começar:

1. Não use o mesmo e-mail para diversas contas

Sabemos que pode ser tentador usar o mesmo endereço de e-mail e senha para todas as contas, já que isso deixa tudo mais prático e fácil de lembrar. Mas precisamos dizer que essa prática não é a mais segura, especialmente quando envolve o seu dinheiro e contas de pagamentos a terceiros.

Por que usar os mesmos dados de login é uma péssima ideia? Porque se alguém conseguir acessar uma conta, terá acesso a todas. Pessoas desonestas podem usar e-mails falsos sobre bitcoin para acessar dados de login e roubar todo o seu BTC conquistado com tanto esforço, e é óbvio que ninguém quer passar por isso.

Mas há uma alternativa simples para evitar esse problema. Se você usa diferentes dados de login e não tem boa memória, pode adotar um gerenciador de senhas. Não faltam boas opções por aí. Faça uma pesquisa e use o que você gostar mais.

2. Cuidado com dissimuladores

Falando de golpes de bitcoin por e-mail, os trapaceiros tentarão com frequência obter acesso à sua conta fingindo ser alguém que não são. E, diante disso, perguntamos “por quê”?

A melhor forma de ter sucesso na Paxful é ser você mesmo. Mas infelizmente, nem todos pensam assim. Tenha cuidado com golpistas que fingem ser moderadores. Se você receber algum e-mail pedindo para liberar o seu BTC do depósito de garantia com a promessa de que será reembolsado, fique longe. Nenhum moderador pedirá jamais que você faça algo assim.

Segue um sinal de que você pode estar lidando com um trapaceiro por e-mail:

O endereço de e-mail de um moderador terminaria em “@paxful.com”. Como você pode ver, não é o caso desse exemplo.

E isso não vale só para mensagens de e-mail. As pessoas também vão tentar enganar você pelo chat de negociação.

Para evitá-las, o melhor é ter a certeza de que você está falando realmente com um moderador da Paxful. E como identificar um verdadeiro moderador da Paxful?

  • Mensagens de moderadores estarão escritas dentro de um balão de conversa azul.
  • Moderadores têm imagens de exibição em cor laranja.
  • Estará escrito “Moderador” em texto cinza no canto superior esquerdo da mensagem.

No exemplo a seguir, a mensagem é certamente de um moderador, pois cumpre esses três requisitos.

Entre em contato com nossa equipe de suporte imediatamente se suspeitar que está lidando com alguém que finge ser um moderador.

3. A autenticação de dois fatores (2FA) é a sua melhor aliada

A autenticação de dois fatores pode deixar o processo um pouco mais demorado, mas acredite: ela vai ajudar muito você. Essa é a melhor forma de verificar todos os seus logins, transações, envios e retiradas. É a sua primeira linha de defesa contra trapaceiros que tentam meter a mão no seu dinheiro.

Você também deve habilitar as suas perguntas de segurança e dar respostas que somente você poderia saber.

4. Mantenha o seu comprovante!

Digamos que você vá a uma loja e compre aquele relógio que queria há tanto tempo. Você fica tão feliz com a compra que nem pede o comprovante ao vendedor. Ao voltar para casa, você coloca o relógio e nota que ele não está funcionando. Diante disso, você pensa: “Droga! Vou precisar trocar”. Acontece que você não pode fazer isso sem o comprovante de compra. Em uma situação assim, um comprovante serve como prova da compra.

E o mesmo vale na Paxful… ou quase o mesmo. Não se entrega nenhum comprovante impresso durante a venda de BTC, mas você precisa de uma prova da compra. Manter esse “comprovante de compra” é a melhor forma de vencer uma eventual disputa.

O que é um bom comprovante na Paxful? Isso depende da forma de pagamento que você usar. Em uma transação com gift card, por exemplo, um comprovante razoável e aceitável pode ser uma foto de qualidade do gift card e do código em seu verso. No caso de uma transação com transferência bancária, pode ser o comprovante do depósito.

O que queremos dizer é que a melhor prova de pagamento vai depender da forma como você paga. Leia bem sobre a forma de pagamento que você prefere usar e como negociar com ela de maneira segura.

5. Instruções de negociação são um pacto vinculante

Se você encontrar uma oferta de compra e quiser vender bitcoin da forma proposta, siga à risca as instruções de negociação do comprador. Não seguir essas instruções pode causar complicações na negociação, e ninguém quer isso.

Se você estiver na outra ponta criando a oferta de venda, garanta que as suas instruções de negociação sejam claras e concisas. Pergunte-se: “Se eu lesse estas instruções, conseguiria segui-las com facilidade?”. Quanto mais claras elas forem, mais fácil e rápido será para você receber o pagamento.

E lembre-se que negociações têm prazo de validade. Como elas vão expirar se você demorar muito, saiba bem no que você está entrando antes de negociar.

6. A Paxful não é um banco… não dê empréstimos

Às vezes, compradores podem insistir para que você lhes empreste dinheiro no chat da negociação. Eles podem pressionar para que você faça isso com a ameaça de que têm uma boa reputação como vendedores ou tentar convencer você dizendo que é assim que as coisas são feitas na Paxful. Isso não é verdade!

Se você se encontrar em uma situação assim, nunca aceite a proposta. O mais provável é que isso seja um golpe de bitcoin e que o comprador termine sem o dinheiro e a criptomoeda. Entre em contato conosco para denunciar imediatamente e abandone a negociação.

7. Saiba quando iniciar uma disputa

O botão de disputa será sempre uma alternativa para obter ajuda quando você tiver problemas. Mas saber quando iniciar uma disputa pode não só proteger o seu dinheiro, mas também poupar o seu tempo.

Para negociar bem na Paxful, é importante conhecer todos os sinais de alerta para saber quando pedir a ajuda de um moderador.

A palavra-chave ao vender BTC é segurança

Na Paxful, damos máxima prioridade à sua segurança. Fazemos tudo que podemos para criar um ambiente de negociação seguro para você.

Estamos sempre à disposição para ajudar, mas isso não quer dizer que você não deva tomar os seus próprios cuidados. Siga essas dicas para manter o seu dinheiro seguro.

A máxima “Somos todos negociantes fortes e independentes” nunca deve ser esquecida ao negociar.